quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

REVISÃO - EXAME FINAL - 9º ANO - ADA


COMPARISON OF ADJECTIVES

a) Comparativo de igualdade: é usado toda vez que se quer expressar a igualdade de dois seres. É marcado pela forma: As + adjective + as.

Mary is as tall as Cindy
. (Mary é tão alta quanto Cindy).
Carol is as intelligent as Bob. (Carol é tão inteligente quanto Bob).

b) Comparativo de superioridade: é usado para demonstrar que um ser é superior a outro. É marcado pela forma: more + adjective+ than
Ex. Bob is more intelligent than Mary. (Bob é mais inteligente que Mary).
A book is more interesting than a DVD. (Um livro é mais interessante que um DVD).

Essa forma do “more + adjective + than” é válida para os adjetivos que apresentam três ou mais sílabas. Para os adjetivos de uma ou duas sílabas, deve-se acrescentar “er” ao adjetivo + than.
 
Ex.:
Chris is shorter than me. (Chris é mais baixo que eu).
Ann is taller than her sister.
(Ann é mais alta que sua irmã).

Para os adjetivos de uma ou duas sílabas que terminarem em CVC (consoante+ vogal+ consoante), deve-se dobrar a última letra e acrescentar “er” + than.
I am thinner than my mother. (Eu sou mais magra que minha mãe).

Os adjetivos de uma ou duas sílabas que terminarem com “y” precedido de consoante, deve-se retirar o “y” e acrescentar “ier” + than.
Ex. Bob is crazier than his brother. (Bob é mais louco que seu irmão).

Obs.: Os adjetivos “good” (bom) e “bad” (ruim) possuem formas próprias para o comparativo.
São elas:
Good (bom)
 better than (melhor que)
Bad (ruim)
 worse than (pior que)
Orange juice is better than grape juice. 
(Suco de laranja é melhor que suco de uva).
Winter is worse than Summer. (Inverno é pior que o verão).


c) Superlative: Usa-se o superlativo toda vez que queremos expressar a qualidade de um adjetivo no seu mais alto grau. Não há comparações com outros seres, uma vez que a intenção é intensificar uma determinada característica.

Para os adjetivos com três ou mais sílabas, deve-se seguir a forma:
the most + adjective
Mary is the most intelligent girl of our class. (Mary é a garota mais inteligente da nossa sala).
Gisele Bündchen is the most beautiful model of the world. (Gisele Bündchen é a modelo mais bonita do mundo).

Para os adjetivos com uma ou duas sílabas, deve-se utilizar o “the + adjetivo com est”.
The Volga is the longest river in Europe. (O Volga é o maior (em extensão) rio da Europa).
This car is the cheapest of this store. (Este carro é o mais barato dessa loja).

Se o adjetivo com uma ou duas sílabas terminar em CVC (consoante + vogal + consoante), deve-se dobrar a última letra e acrescentar “est”.
Cindy is the thinnest girl of our family. (Cindy é a garota mais magra da nossa família).
Mount Everest is the highest mountain in the world. (Monte Everest é a montanha mais alta do mundo).

Se o adjetivo com uma ou duas sílabas terminar em “y” precedido de consoante, deve-se retirar o “y” e acrescentar “iest” ao adjetivo.
Daniel is the funniest guy I’ve ever seen. (Daniel é o cara mais engraçado que eu já vi).
Bob is the craziest boy of our classroom. (Bob é o garoto mais louco da nossa sala).

Obs.: Os adjetivos “good” (bom) e “bad” (ruim) possuem formas próprias para o superlativo. São elas:
Good (bom) → the best (o melhor)
Bad (ruim) → the worst (o pior)
Amanda is the best teacher of our school. (Amanda é a melhor professora da nossa escola).
This is the worst movie I’ve ever seen. (Este é o pior filme que eu já vi).

PRESENT PERFECT

O presente perfeito é marcado pela forma:
Sujeito + have/has + verbo principal no particípio + complemento.
Susan has been to England. (Susan esteve na Inglaterra).
O presente perfeito pode ser usado para indicar:
1- Ações que começaram no passado e continuam até o presente.
She has worked at the hospital since April. (Ela trabalha/ tem trabalhado no hospital desde abril).
I have exercised at the gym lately. (Eu tenho me exercitado na academia ultimamente).
They have organized their wedding. (Eles têm organizado o casamento deles).

2- Ações que ocorreram em um tempo não determinado (indefinido) no passado.
I have been to the U.S.A. (Eu estive nos E.U.A.)
She has traveled to England.
(Ela viajou para a Inglaterra).
You have made a delicious apple pie. (Você fez uma torta de maçã deliciosa).

Para as frases negativas, basta acrescentar o “not” após “have/has”. E nas frases interrogativas, basta colocar o “have/has” no início da frase.


Negativa
Interrogativa
I have not / I haven’t
Have I …?
You have not / you haven’t
Have you…?
He has not / he hasn’t
Has he…?
She has not / she hasn’t
Has she…?
It has not / it hasn’t
Has it…?
We have not / we haven’t
Have we…?
You have not / you haven’t
Have you…?
They have not / they haven’t
Have they…?

Ex.: She hasn’t organized the house.
(Ela não organizou a casa).
They haven’t painted their house yet. (Eles ainda não pintaram a casa deles).

Has she called Susan? (Ela ligou para a Susan?).
Has he watched a lot of movies?
(Ele assistiu a muitos filmes?)

RELATIVES PRONOUNS
Cada pronome possui sua função diferenciada, por exemplo:
That (que): relativo a pessoas, animais e coisas.
He is the man that saved the planet. (Ele é o homem que salvou o planeta).
That is the dog that bit my neighbor. (Aquele é o cachorro que mordeu minha vizinha).
This is the TV that is on sale.
(Esta é a televisão que está na promoção).
Which (que, o qual, os quais, a qual, as quais): relativo a coisas e animais.
This is the bus which I take to go home. (Este é o ônibus que eu pego para ir para casa).
This is the cat which got in trouble yesterday. (Este é o gato que entrou numa fria ontem).
Who e Whom (que ou quem): relativo a pessoas.
The girl whom Peter married is my cousin. (A garota com que Peter se casou é minha prima).
There is a man outside who wants to see you. (Há um homem lá fora que quer falar com você).
Where (Onde): relativo a lugares.
That is the school where I study. (Aquela é a escolar onde eu estudo)
Fique atento:
Apesar de ser possível utilizar os pronomes relativos “that e whom” para se referir a pessoas, deve-se usar somente o pronome “whom” quando houver uma preposição na frase. Cabe ainda lembrar que esse pronome deve vir após a preposição.
The boy about whom you were talking is my brother. (O garoto sobre quem você estava falando, é meu irmão).

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