quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

REVISÃO - EXAME FINAL - 9º ANO - ADA


COMPARISON OF ADJECTIVES

a) Comparativo de igualdade: é usado toda vez que se quer expressar a igualdade de dois seres. É marcado pela forma: As + adjective + as.

Mary is as tall as Cindy
. (Mary é tão alta quanto Cindy).
Carol is as intelligent as Bob. (Carol é tão inteligente quanto Bob).

b) Comparativo de superioridade: é usado para demonstrar que um ser é superior a outro. É marcado pela forma: more + adjective+ than
Ex. Bob is more intelligent than Mary. (Bob é mais inteligente que Mary).
A book is more interesting than a DVD. (Um livro é mais interessante que um DVD).

Essa forma do “more + adjective + than” é válida para os adjetivos que apresentam três ou mais sílabas. Para os adjetivos de uma ou duas sílabas, deve-se acrescentar “er” ao adjetivo + than.
 
Ex.:
Chris is shorter than me. (Chris é mais baixo que eu).
Ann is taller than her sister.
(Ann é mais alta que sua irmã).

Para os adjetivos de uma ou duas sílabas que terminarem em CVC (consoante+ vogal+ consoante), deve-se dobrar a última letra e acrescentar “er” + than.
I am thinner than my mother. (Eu sou mais magra que minha mãe).

Os adjetivos de uma ou duas sílabas que terminarem com “y” precedido de consoante, deve-se retirar o “y” e acrescentar “ier” + than.
Ex. Bob is crazier than his brother. (Bob é mais louco que seu irmão).

Obs.: Os adjetivos “good” (bom) e “bad” (ruim) possuem formas próprias para o comparativo.
São elas:
Good (bom)
 better than (melhor que)
Bad (ruim)
 worse than (pior que)
Orange juice is better than grape juice. 
(Suco de laranja é melhor que suco de uva).
Winter is worse than Summer. (Inverno é pior que o verão).


c) Superlative: Usa-se o superlativo toda vez que queremos expressar a qualidade de um adjetivo no seu mais alto grau. Não há comparações com outros seres, uma vez que a intenção é intensificar uma determinada característica.

Para os adjetivos com três ou mais sílabas, deve-se seguir a forma:
the most + adjective
Mary is the most intelligent girl of our class. (Mary é a garota mais inteligente da nossa sala).
Gisele Bündchen is the most beautiful model of the world. (Gisele Bündchen é a modelo mais bonita do mundo).

Para os adjetivos com uma ou duas sílabas, deve-se utilizar o “the + adjetivo com est”.
The Volga is the longest river in Europe. (O Volga é o maior (em extensão) rio da Europa).
This car is the cheapest of this store. (Este carro é o mais barato dessa loja).

Se o adjetivo com uma ou duas sílabas terminar em CVC (consoante + vogal + consoante), deve-se dobrar a última letra e acrescentar “est”.
Cindy is the thinnest girl of our family. (Cindy é a garota mais magra da nossa família).
Mount Everest is the highest mountain in the world. (Monte Everest é a montanha mais alta do mundo).

Se o adjetivo com uma ou duas sílabas terminar em “y” precedido de consoante, deve-se retirar o “y” e acrescentar “iest” ao adjetivo.
Daniel is the funniest guy I’ve ever seen. (Daniel é o cara mais engraçado que eu já vi).
Bob is the craziest boy of our classroom. (Bob é o garoto mais louco da nossa sala).

Obs.: Os adjetivos “good” (bom) e “bad” (ruim) possuem formas próprias para o superlativo. São elas:
Good (bom) → the best (o melhor)
Bad (ruim) → the worst (o pior)
Amanda is the best teacher of our school. (Amanda é a melhor professora da nossa escola).
This is the worst movie I’ve ever seen. (Este é o pior filme que eu já vi).

PRESENT PERFECT

O presente perfeito é marcado pela forma:
Sujeito + have/has + verbo principal no particípio + complemento.
Susan has been to England. (Susan esteve na Inglaterra).
O presente perfeito pode ser usado para indicar:
1- Ações que começaram no passado e continuam até o presente.
She has worked at the hospital since April. (Ela trabalha/ tem trabalhado no hospital desde abril).
I have exercised at the gym lately. (Eu tenho me exercitado na academia ultimamente).
They have organized their wedding. (Eles têm organizado o casamento deles).

2- Ações que ocorreram em um tempo não determinado (indefinido) no passado.
I have been to the U.S.A. (Eu estive nos E.U.A.)
She has traveled to England.
(Ela viajou para a Inglaterra).
You have made a delicious apple pie. (Você fez uma torta de maçã deliciosa).

Para as frases negativas, basta acrescentar o “not” após “have/has”. E nas frases interrogativas, basta colocar o “have/has” no início da frase.


Negativa
Interrogativa
I have not / I haven’t
Have I …?
You have not / you haven’t
Have you…?
He has not / he hasn’t
Has he…?
She has not / she hasn’t
Has she…?
It has not / it hasn’t
Has it…?
We have not / we haven’t
Have we…?
You have not / you haven’t
Have you…?
They have not / they haven’t
Have they…?

Ex.: She hasn’t organized the house.
(Ela não organizou a casa).
They haven’t painted their house yet. (Eles ainda não pintaram a casa deles).

Has she called Susan? (Ela ligou para a Susan?).
Has he watched a lot of movies?
(Ele assistiu a muitos filmes?)

RELATIVES PRONOUNS
Cada pronome possui sua função diferenciada, por exemplo:
That (que): relativo a pessoas, animais e coisas.
He is the man that saved the planet. (Ele é o homem que salvou o planeta).
That is the dog that bit my neighbor. (Aquele é o cachorro que mordeu minha vizinha).
This is the TV that is on sale.
(Esta é a televisão que está na promoção).
Which (que, o qual, os quais, a qual, as quais): relativo a coisas e animais.
This is the bus which I take to go home. (Este é o ônibus que eu pego para ir para casa).
This is the cat which got in trouble yesterday. (Este é o gato que entrou numa fria ontem).
Who e Whom (que ou quem): relativo a pessoas.
The girl whom Peter married is my cousin. (A garota com que Peter se casou é minha prima).
There is a man outside who wants to see you. (Há um homem lá fora que quer falar com você).
Where (Onde): relativo a lugares.
That is the school where I study. (Aquela é a escolar onde eu estudo)
Fique atento:
Apesar de ser possível utilizar os pronomes relativos “that e whom” para se referir a pessoas, deve-se usar somente o pronome “whom” quando houver uma preposição na frase. Cabe ainda lembrar que esse pronome deve vir após a preposição.
The boy about whom you were talking is my brother. (O garoto sobre quem você estava falando, é meu irmão).

REVISÃO - EXAME FINAL - 8º ANO - ADA


REVISÃO – EXAME FINAL – 8º ANO –  ADA

SIMPLE PAST TENSE

O passado simples dos verbos regulares é marcado pelo sufixo “ed”. Já os verbos irregulares possuem formas próprias, e caso surja alguma dúvida é só consultar a tabela do passado dos verbos irregulares.

Em frases afirmativas, a forma do passado simples é: Sujeito + passado do verbo + complemento.

She broke her leg. (Ela quebrou sua perna).He studied a lot yesterday. (Ele estudou bastante ontem).
The dog barked a lot last night. 
(O cão latiu bastante na noite passada).
They woke up late this morning. (Eles acordaram atrasados esta manhã).

Para as sentenças negativas é necessário utilizar o auxiliar “did” + “not” para todas as pessoas. O auxiliar deve vir sempre após o sujeito. Ele pode vir na sua forma completa, “did not”, ou abreviada, “didn’t”. Pelo fato de já estarmos usando o auxiliar do passado, “did”, o verbo deve vir sempre no infinitivo sem o “to”, e jamais conjugado no passado.

They did not wash the car this weekend(Eles não lavaram o carro esse fim de semana).
We didn’t send e-mails to our parents. (Nós não mandamos e-mails para os nossos pais).
I didn’t see Jack at the party yesterday. (Eu não vi o Jack na festa ontem).She did not cut her nails. (Ela não cortou suas unhas).

Nas frases interrogativas, assim como nas negativas, é necessário utilizar o auxiliar “did”, logo, vale relembrar que o verbo nunca deve vir conjugado. Na construção de frases interrogativas, coloca-se primeiro o auxiliar “did”, seguido do sujeito + verbo no infinitivo sem “to” + complemento.

Did Mary and Carol go to the mall last week? (A Mary e a Carol foram ao shopping semana passada?).
Did Phillip buy his mother a gift? (O Philip comprou um presente para a sua mãe?).
Did Amanda sing at the festival? (A Amanda cantou no festival?).
Did John give you all this money? (O John lhe deu todo este dinheiro?).

FUTURE WITH "GOING TO"

Utiliza-se o futuro com o “going to” para expressar algo que já foi planejado e que por isso existe a certeza de que irá acontecer. A forma do futuro com o “going to” é dada por um sujeito + o presente do verbo “to be” (am, is, are) + going to + verbo principal + complemento.

Ex:
I                   am               finally             going to     retire.
(sujeito)     (verbo to be)                                                 (going to)      (verbo principal)
(Eu finalmente irei me aposentar).

You are going to make a chocolate pie. (Você irá fazer uma torta de chocolate)
He is going to work on Saturday. (Ele irá trabalhar no Sábado)

Para a forma negativa, basta acrescentar o “not” após o verbo “to be”.
I am not going to come for the next class. (Eu não irei vir para a próxima aula).
She is not going to travel on her vacation. (Ela não irá viajar nas suas férias).
They are not going to present on the talent show. (Eles não irão apresentar no show de talentos).

E para a interrogativa, basta inverter o verbo “to be”, colocando-o no início da frase.
Are you going to recite a poem? (Você irá recitar um poema?)
Is he going to come for our party? (Ele irá vir para nossa festa?)
Are they going to have a big surprise? (Eles irão ter uma grande surpresa?

USO DO WOULD
-          Conteúdo no caderno do 4º bimestre.

REVISÃO - EXAME FINAL - 7º ANO - ADA


REVISÃO – EXAME FINAL – 7º ANO - ADA

SIMPLE PRESENT - VERB TO BE

O verbo “to be” pode expressar dois significados: ser ou estar. Logo, tanto para dizer que eu sou uma professora (I am a teacher), quanto para dizer que eu estou na escola (I am at school), deve-se utilizar o verbo “to be”.
O verbo “to be” no presente se conjuga em “am”, “is” e “are”. Segue uma tabela para indicar o uso correto do verbo “to be” no presente:

Personal Pronouns (Pronomes pessoais)Verbo “to be” no presente
Iam (sou/estou)
Youare (é /está)
Heis (é/está)
Sheis (é/está)
Itis (é/está)
Weare (somos/estamos)
Youare (são/estão)
Theyare (são/estão)
Ex.:
You are a student. (Você é um aluno).
He is my neighbor. (Ele é meu vizinho).
She is at the supermarket. (Ela está no supermercado).
The dog is outside. (O cão está lá fora).
We are friends. (Nós somos amigas).
You are my enemies. (Vocês são meus inimigos).
They are upstairs. (Eles estão lá em cima).
Para a forma negativa, basta acrescentar “not” após o verbo “to be” (am, is, are):
They are not in their bedroom. (Eles não estão no quarto deles).
We are not nurses. (Nós não somos enfermeiras).
I am not your teacher. (Eu não sou sua professora).

É possível abreviar a verbo “to be” com o “not”. Essa forma é bastante utilizada na conversação. Segue abaixo uma lista com as possíveis abreviações para a forma negativa:
Verbo to be na negativa 
I am notI’m not
You are notYou aren’t
He is notHe isn’t
She is notShe isn’t
It is notIt isn’t
We are notWe aren’t
You are notYou aren’t
They are notThey aren’t

Para a forma interrogativa, basta inverter o verbo “to be” (am, is, are), colocando-o no início da frase:
Is she your sister? (Ela é sua irmã?)
Are we on the right road? (Nós estamos na estrada certa?)
Are you my classmate? (Você é meu colega de classe?)

SIMPLE PRESENT TENSE

O presente simples pode ser usado para expressar:

Uma ação habitual, ou seja, aquilo que costumamos fazer sempre:

I always leave home at 7:00(Eu sempre saio de casa às 7h).They generally have lunch at the shopping mall. (Eles geralmente almoçam no shopping).
I never work on Sundays
(Eu nunca trabalho aos domingos).
Forma afirmativa:
Nas frases afirmativas, nos verbos sofrem algumas alterações nas terceiras pessoas do singular (he, she, it). Como regra geral, deve-se acrescentar um “s” no verbo.

Ex.:
Mary lives downtown. (A Mary mora no centro da cidade).Bob loves chocolate. (Bob ama chocolate).
Susan’s dog sleeps a lot during the day
(O cachorro da Susan dorme muito durante o dia).
No entanto, existem algumas exceções que se referem às terceiras pessoas do singular (he, she, it). 

São elas:
1- Quando o verbo terminar em “y” precedido de consoante, tira-se o “y” e acrescenta-se “ies”.
Carol studies at a good college(A Carol estuda numa boa universidade).
Mom fries eggs in a pan. (Mamãe frita ovos numa panela).
2- Quando os verbos terminarem em “ss”, “sh”, “ch”, “x” e “o”, acrescenta-se “es”.
Bob fixes everything at his house(Bob conserta tudo na casa dele).Daniel watches cartoon every morning. (Daniel assiste desenho todas as manhãs).
Every day after the meals, my mom washes the dishes
(Todo dia após as refeições, minha mãe lava a louça).Jack does his homework at night. (Jack faz seu dever de casa à noite).
Cindy kisses her parents every day
(Cindy beija seus pais todos os dias).

Auxiliares:
O“do” e o “does” são os dois auxiliares do presente simples, e eles sempre devem ser usados em frases negativas e interrogativas, conforme a tabela abaixo:
Negativas
Interrogativas
I do not / I don’t
Do I …?
You do not / you don’t
Do you …?
He does not / he doesn’t
Does he….?
She does not / she doesn’t
Does she…?
It does not / it doesn’t
Does it…?
We do not / we don’t
Do we…?
You do not/ you don’t
Do you …?
They do not / they don’t
Do they...?

- Do/ don’t – I/you/we/they
- Does/doesn’t – He/ she/ It

Exemplos de frases negativas no simple present:

I don’t have to work today(Eu não tenho que trabalhar hoje).She doesn’t have to wash the dishes. (Ela não tem que lavar a louça).
They don’t go to school on the weekends
(Eles não vão à escola nos finais de semana).

Exemplos de frases interrogativas no simple present:

Do you generally wake up at seven? (Você geralmente acorda às 7h?).Does the dog bark a lot during the night? (O cão late muito durante a noite?).
Does he work as a waiter at that new restaurant? 
(Ele trabalha como garçom naquele novo restaurante?).

FUTURE WITH "WILL"

Este tempo verbal será formado pela colocação do verbo auxiliar "will" antes do verbo principal em sua forma natural.

Ex.: It will be good to see my friends after all these years.
will dream of you tonight.

Forma Interrogativa

Será feita com a colocação do verbo auxiliar antes do sujeito, a exemplo da maioria dos verbos auxiliares em outros tempos verbais.

Ex.: Will it be good to see your friends?
Will you dream of her tonight?

Forma Negativa

A forma negativa também seguirá o modelo dos demais tempos verbais.
Ex.: I think I won't travel on my vacation this year.

Forma Contraída

O "will" também possui uma forma abreviada, que é muito usada na forma oral. As contrações são feitas apenas após pronomes pessoais na forma afirmativa, e com o not (won't) na forma negativa.

Ex.: He thinks he'll win money at the casino, but I know that he won't.

INDEFINITE PRONOUNS - SOME/ANY

SOME é usado em frases afirmativas.

There is some cheese on the fridge. (Tem um pouco de queijo na geladeira).
There are some books on the table. (Há alguns livros na mesa)

ANY é usado em frases negativas e interrogativas.

I don’t have any coin now. (Eu não tenho nenhuma moeda agora).
Do you have any coin now? (Você tem alguma moeda agora?)


terça-feira, 11 de dezembro de 2012

REVISÃO - EXAME FINAL - 3º ANO ENSINO MÉDIO - ADA


PRESENT/PAST PERFECT

O presente perfeito é marcado pela forma:
Sujeito + have/has + verbo principal no particípio + complemento.
Susan has been to England. (Susan esteve na Inglaterra).
O presente perfeito pode ser usado para indicar:
1- Ações que começaram no passado e continuam até o presente.
She has worked at the hospital since April. (Ela trabalha/ tem trabalhado no hospital desde abril).
I have exercised at the gym lately. (Eu tenho me exercitado na academia ultimamente).
They have organized their wedding. (Eles têm organizado o casamento deles).

2- Ações que ocorreram em um tempo não determinado (indefinido) no passado.
I have been to the U.S.A. (Eu estive nos E.U.A.)
She has traveled to England. (Ela viajou para a Inglaterra).
You have made a delicious apple pie. (Você fez uma torta de maçã deliciosa).

Para as frases negativas, basta acrescentar o “not” após “have/has”. E nas frases interrogativas, basta colocar o “have/has” no início da frase.


NegativaInterrogativa
I have not / I haven’tHave I …?
You have not / you haven’tHave you…?
He has not / he hasn’tHas he…?
She has not / she hasn’tHas she…?
It has not / it hasn’tHas it…?
We have not / we haven’tHave we…?
You have not / you haven’tHave you…?
They have not / they haven’tHave they…?

Ex.: She hasn’t organized the house. (Ela não organizou a casa).
They haven’t painted their house yet. (Eles ainda não pintaram a casa deles).

Has she called Susan? (Ela ligou para a Susan?).
Has he watched a lot of movies? (Ele assistiu a muitos filmes?)

past perfect é usado para expressar uma ação que ocorreu no passado antes de uma outra ação ter ocorrido. Esse tempo verbal é marcado pela forma:
Sujeito + had + verbo principal no particípio passado + complemento The movie had already started when I got home yesterday. (O filme já tinha começado quando eu cheguei em casa ontem).
Para a forma negativa basta acrescentar o “not” após o “had”; e para as frases interrogativas, inverter o “had”, colocando-o no início da frase, conforme a tabela abaixo:

NegativaInterrogativa
I had not / I hadn’tHad I…?
You had not / you hadn’tHad you …?
He had not / he hadn’tHad he…?
She had not / she hadn’tHad she…?
It had not / it hadn’tHad it…?
We had not / we hadn’tHad we…?
You had not / you hadn’tHad you…?
They had not / they hadn’tHad they…?
Ex.:
I hadn’t cleaned my bedroom when my mother arrived home this weekend. (Eu não tinha limpado meu quarto quando minha mãe chegou em casa nesse final de semana).
The game hadn’t started when we got to the stadium. (O jogo não tinha começado quando nós chegamos ao estádio).
She hadn’t made the dinner when the guests arrived. (Ela não tinha feito o jantar quando os convidados chegaram).

Had you danced before the end of the party? (Você tinha dançado antes do fim da festa?).
Had they sent all the invitations before the wedding? (Eles tinham enviado todos os convites antes do casamento?).

FIRST CONDITIONAL


Usamos as sentenças condicionais para expressar situações hipotéticas, ou seja, situações que possam vir a acontecer.
1ª Condicional: expressa uma situação hipotética no futuro e é marcada pela construção: “If + present → Will”.
Ex: If work a lot I will earn a lot of money. (Se eu trabalhar muito, eu irei ganhar muito dinheiro).
If she studies she will be approved. (Se ela estudar, ela será aprovada).
If Bob comes his mother will be so happy. (Se Bob vir, sua mãe ficará muito feliz).
  • Nota-se que nessa condicional, o verbo que segue a sentença condicional deve estar sempre no presente.

PASSIVE VOICE

É preciso estar atento ao tempo verbal da frase na voz ativa, para saber em que tempo verbal ela deverá vir na voz passiva. Segue abaixo uma tabela que ilustra os tempos verbais da voz ativa e da voz passiva:

Tempo na voz ativaVoz passiva
Exemplos
Presente simplesare/ is + particípioVoz ativaBob writes letters. (Bob escreve cartas).
Voz PassivaLetters are written by Bob.(Cartas são escritas por Bob).
Presente contínuois/are + being + verbo no particípioVoz ativaBob is writing a letter. (Bob está escrevendo uma carta).
Voz passiva: A letter is being written by Bob.(Uma carta está sendo escrita por Bob).


DIRECT AND INDIRECT SPEECH


É possível relatar o que foi dito por alguém de duas formas: utilizando o discurso direto (nesse caso apenas transcreve-se o que foi dito) e através do discurso indireto (quando optamos por contar com nossas próprias palavras o que foi dito).
Ex.:
Discurso direto: Bob said: “I love Mary”. (Bob disse: “Eu amo a Mary”).
Discurso indireto: Bob said that he loved Mary. (Bob disse que ele amava a Mary).

Ao passar a frase do discurso direto para o indireto, e vice-versa, é necessário ficar atento aos tempos verbais, assim como aos pronomes e advérbios de tempo que acabam sofrendo alterações.

Direct Speech (Discurso Direto)Indirect Speech (Discurso Indireto)
Simple Present (presente simples)
Bob said: “I love Mary”. (Bob disse: “Eu amo a Mary”).
Simple Past (passado simples)
Bob said that he loved Mary. (Bob disse que ele amava a Mary).