1.
Identifique a função ou as funções de linguagem
predominante nos textos que seguem.
a) A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da
ONU, informou neste domingo (13) que um operário morreu em um acidente ocorrido
com um guindaste e outros quatro ficaram feridos na usina nuclear japonesa de
Fukushima 2, segundo as autoridades japonesas. A usina fica perto da de
Fukushima 1, onde ocorreu uma explosão no sábado e onde as
autoridades tentam evitar um novo acidente. A explosão do sábado
deixou quatro feridos, e outros três se machucaram em outros incidentes.
b) O verbo infinitivo
Ser criado, gerar-se, transformar
O amor em carne e a carne em amor; nascer
Respirar, e chorar, e adormecer
E se nutrir para poder chorar
Para poder nutrir-se; e despertar
Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvir
E começar a amar e então ouvir
E então sorrir para poder chorar.
E crescer, e saber, e ser, e haver
E perder, e sofrer, e ter horror
De ser e amar, e se sentir maldito
E esquecer tudo ao vir um novo amor
E viver esse amor até morrer
E ir conjugar o verbo no infinito... (Vinícius de Morais)
c) "Sentia um medo horrível e
ao mesmo tempo desejava que um grito me anunciasse qualquer acontecimento
extraordinário. Aquele silêncio, aqueles rumores comuns, espantavam-me. Seria
tudo ilusão? Findei a tarefa, ergui-me, desci os degraus e fui espalhar no
quintal os fios da gravata. Seria tudo ilusão?... Estava doente, ia piorar, e
isto me alegrava. Deitar-me, dormir, o pensamento embaralhar-se longe daquelas
porcarias. Senti uma sede horrível... Quis ver-me no espelho. Tive preguiça,
fiquei pregado à janela, olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano
Ramos)
d)
Que
é poesia?
uma ilha
cercada
de palavras
por todos os lados
Que é um poeta?
um homem
que trabalha um poema
com o suor do seu rosto
Um homem
que tem fome
como qualquer outro
homem.
(Cassiano Ricardo)
uma ilha
cercada
de palavras
por todos os lados
Que é um poeta?
um homem
que trabalha um poema
com o suor do seu rosto
Um homem
que tem fome
como qualquer outro
homem.
(Cassiano Ricardo)
e)
f)
2) Identifique
a função de linguagem predominante no texto abaixo. Justifique.
3) Leia
os textos a seguir:
Texto I
Ser brotinho não é viver em um píncaro
azulado; é muito mais! Ser brotinho é sorrir bastante dos homens e rir
interminavelmente das mulheres, rir como se o ridículo, visível ou invisível,
provocasse uma tosse de riso irresistível.
CAMPOS, Paulo Mendes. Ser brotinho. In:
SANTOS, Joaquim Ferreira dos (Org.). As
cem melhores crônicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. p. 91.
Texto II
Ser gagá não é viver apenas nos idos do
passado: é muito mais! É saber que todos os amigos já morreram e os que teimam
em viver são entrevados. É sorrir, interminavelmente, não por necessidade
interior, mas porque a boca não fecha ou a dentadura é maior que a arcada.
FERNANDES, Millôr. Ser gagá. In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos (Org.). As cem melhores crônicas brasileiras. Rio de
Janeiro: Objetiva, 2005. p. 225.
Os textos utilizam os mesmos recursos
expressivos para definir as fases da vida, entre eles,
(A)
expressões coloquiais com significados semelhantes.
(B)
ênfase no aspecto contraditório da vida dos seres humanos.
(C)
recursos específicos de textos escritos em linguagem formal.
(D)
termos denotativos que se realizam com sentido objetivo.
(E)
metalinguagem que explica com humor o sentido de palavras
4. (ENEM)
- Em uma famosa discussão entre profissionais das ciências biológicas, em 1959,
C. P. Snow lançou uma frase definitiva: “Não sei como era a vida antes do
clorofórmio”. De modo parecido, hoje podemos dizer que não sabemos como era a
vida antes do computador. Hoje não é mais possível visualizar um biólogo em
atividade com apenas um microscópio diante de si; todos trabalham com o auxílio
de computadores. Lembramo-nos, obviamente, como era a vida sem computador
pessoal. Mas não sabemos como ela seria se ele não tivesse sido inventado.
PIZA, D. Como era a vida antes do
computador? OceanAir em Revista n° 1, 2007 (adaptado)
Nesse
texto, a função da linguagem predominante é:
(A)
emotiva, porque o texto é escrito em primeira pessoa do plural.
(B)
referencial, porque o texto trata das ciências biológicas, em que elementos como o clorofórmio e o computador
impulsionaram o fazer científico.
(C) metalinguística, porque há uma analogia entre dois mundos distintos: o das
ciências biológicas e o da tecnologia.
(D)
poética, porque o autor do texto tenta convencer seu leitor de que o
clorofórmio é tão importante para as ciências médicas quanto o computador para
as exatas.
(E)
apelativa, porque, mesmo sem ser uma propaganda, o redator está tentando
convencer o leitor de que é impossível trabalhar sem computador, atualmente.
e o gabarito ?
ResponderExcluirpow como noiz va seber se ta certo o q noiz ta fazendo
Excluircoloca o gabarito aiiiiiiiiiiiiiiiiiii
ver se ta certo ai
Excluir1 referencial
emotiva
poetica
metalinguistica
fatica
conativa
pow cad o
ResponderExcluirgabarito aff
1° -
ResponderExcluirA- Referencial
B- Poética
C- Emotiva
D-Metalinguística
E- Fática
ta errado moral
ExcluirF-Conativa ou (apelativa)
ExcluirTa certo
ExcluirTa certo
ExcluirBons exercícios, só fico impressionada com a quantidade de alunos mal educados que não sabem, ao mesmo, pedir com gentileza a publicação do gabarito.
ResponderExcluirPois é
ExcluirVc pode colocar o gabarito por favor?
ResponderExcluirAgradeço
Olá! Boa tarde! Será que você poderia divulgar o gabarito ou me enviar por email: tahinassmoreira@gmail.com? Obrigada.
ResponderExcluirmanda o gabarito pf
ResponderExcluirto recuperação nessa matéria tenho que saber se o que estou fazendo ta certo.
se puder mando no e-mail:
alegoo52@gmail.com
ou posta no blog
por gentileza pode me enviar o gabarito? megacidarapa@hotmail.com
ResponderExcluirManda o gabarito Por Favor para meu e-mail: dreiaskull@gmail.com
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